PLANO
DE ENSINO ANUAL
Disciplina
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NATAÇÃO
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Professor
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Ana
Cristina, Helvio Eduardo Paiva,Lidiane Marani,Rosana Ap. Ribeiro Niza
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Ano
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6°ao
9°
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Carga Horária
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Ano letivo
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Justificativa
da disciplina
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A
natação traz em si benefícios ao organismo, como redução o risco
de episódios cardiovasculares, o que faz com que consiga bombear mais sangue
para o resto do organismo. Reduz a frequência cardíaca e estimula a
circulação sanguínea. Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos
elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da
parede torácica. Fortalece as articulações, faz com que os músculos aumentem
de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de
exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. Sobe a autoestima.
Os nadadores se sentem mais independentes e seguros. No caso da natação, a
estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de
movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente
lúdica, facilitando o relaxamento mental. Reduz a dor e o risco de lesões.
Além disso, e principalmente, a natação escolar é o primeiro a mais eficaz
instrumento de aplicação da educação física no ser humano, assim como excelente elemento para auxiliar o
aluno na aprendizagem organizada. Similarmente é possível afirmar, por
exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na
construção do um esquema corporal e seu papel integrador
no processo de maturação, memorização, raciocínio lógico e concentração, pois
envolve desde a ativação das células cerebrais do aluno, até um melhor e mais
precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade , sociabilidade e reforço do
sistema cardiovascular.
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EMENTA
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Aprimoramento
dos movimentos buscando a construção da motricidade e da percepção corporal,
por meio de uma ação coletiva e socializadora, fazendo com que o aluno perca
o medo e se adapte ao meio líquido,
dando inicio a formação dos estilos, aprimorando os movimentos que
compreendem a natação, buscando o domínio dos nados e sua utilização de forma
prazerosa.
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Objetivo
Geral
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Promover a aquisição de habilidade
de ensino teórico-prático inerente à natação, permitindo o um melhor
desempenho no processo ensino-aprendizagem, além dos benefícios à saúde
proporcionando uma melhor qualidade de vida.
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Habilidades
e Conteúdos: ANUAL
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Bloco
de Conteúdo
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Habilidades
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Conteúdos
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1.1 Adquirir
conhecimento nas aulas de natação;
1.2 Contextualizar
a história da natação.
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MEDO/ FOBIA,
ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO I E II,
INICIAÇÃ
O I e II, APERFEIÇOAMENTO |
2.1 Trabalhar
a sensibilidade do rosto, ouvido e nariz;
2.2 Aprimorar
a apnéia;
2.3 Individualizar
e adaptar os trabalhos aos níveis de inclusão, medo e fobia.
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3.1
Perceber que o meio liquido não oferece riscos;
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3. Adaptação
- Apnéia
-Domínio do Corpo
- Submersão
-Mudanças de decúbito
-Inicio da respiração ( inspirar e expirar)
-Coordenação
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4. Iniciação
Crawl
Costas
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5.1
Aperfeiçoar as mecânicas de movimentos e seus educativos correspondentes.
5.2
Educar sua respiração lateral rolando o corpo tanto para direita como para
esquerda.
5.3 Realizar
os educativos dos nados de acordo
com os vícios aparentes.
5.4
Iniciar a movimentação de pernas do nado peito;
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5.INICIAÇÃO II
- CRAWL
Aperfeiçoamento
-COSTAS
- PEITO
Início
- BORBOLETA
-Viradas simples
- Trabalho de resistência
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6.1
Iniciar a movimentação de braços do nado peito;
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6. INICIAÇÃO III E APERFEIÇOAMENTO
DOS NADOS
-PEITO
Aperfeiçoamento
-BORBOLETA
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7.1
Aperfeiçoar o final dos nados
7.2
Melhorar as capacidades físicas para os nados, resistência, força,
coordenação e velocidade.
7.3
Adquirir os princípios do treinamento: intensidade, tiro, intervalo,
frequência cardíaca, noções de ritmo,etc.
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7. TREINAMENTO
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8. FESTIVAL DE NATAÇÃO
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Metodologia
de ensino
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Aulas
expositiva teóricas ;
Textos
diversos;
Aulas práticas
com e sem material;
Exercícios
educativos e formativos;
As habilidades
e conteúdos estarão distribuídos anualmente, fazendo com que ao término do
ano letivo, o aluno vivencie as fases que compreendem a natação:
medo/fobia,adaptação I e II, iniciação e aperfeiçoamento dos respectivos
estilos: crawl/livre, costas, peito e golfinho/ borboleta.
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Recursos
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Giz;
Lousa;
Revistas;
Jornais;
Internet;
Cones;
Bancos;
Cadeiras;
Recursos audiovisuais;
cds e dvd;
pen drive;
datashow;
espaguete;
pranchas;
piscina aquecida;
plataformas;
raias;
flutuadores diversos;
palmares;
materiais adaptados à
portadores de necessidades especiais.
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Avaliação
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A
avaliação será feita de acordo com a assiduidade, participação e sua boa
conduta dentro das normas estabelecidas para as aulas, durante o ano.
Ao
final de cada semestre , por meio de um
“festival de natação”, os professores poderão avaliar o grau de
desenvolvimento do educando, ainda
fazer com que o aluno se sinta motivado a participar das aulas e do
festival. Os pais, de um festival para
outro, acompanharão o desenvolvimento dos seus filhos com relação à prática
da natação.
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Referencial
Teórico
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CATTEAU,R.
e GAROFF,G.,O Ensino da Natação.São
Paulo:Manole,1988.
LE
BOULCH,J.,Educação
Psicomotora:Psicocinética Escolar,São Paulo, Artes Médicas,1988.
LIMA,W.U.,Ensinando Natação,São
Paulo:Phorte,1999.
MACHADO,DAVID
C.,Metodologia da Natação,São
Paulo:EPUM,1978.
MELLO,A.M.,Manual de Educação Física,Rio de
Janeiro:Equipe Cultural,2006.
NAKAMURA,O.F.,Natação 4 estilos-Defeitos e Correções ,São
Paulo: Icone,1997.
VELASCO,C.G,
Natação Segundo a Psicomotricidade,2ed.Rio
de Janeiro:Sprint,1997.
VYGOTSKY,L.S.,Pensamento e Linguagem,São
Paulo:Martins Fontes,1987.
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IDEIAS PARA O FESTIVAL
NÍVEL
I –
Irão apresentar
na plataforma, 4 ALUNOS POR VEZ (UM POR PROF.).
Alunos com mais medo – Du e Ana
Aproximadamente 7 minutos por “rodada”
Exercícios:
*cada exercício será
realizado de uma parede à outra
1.
Mergulho
de joelhos: com auxílio para quem precisa, para quem não precisa prof. espera à
frente;
2.
Deslize
ventral, ao passar no arco (um prof. com cada arco) fazer tatu bolinha. Ir
fazendo até atravessar;
3.
Deslize
dorsal com mudança de decúbito +flutuação ventral (em forma de “estrelinha”);
4.
Deslize
ventral+ cachorrinho (com rosto na água para quem não tem domínio ainda)
5.
Pegar
garrafas no fundo (início do submerso);
6.
Deslize
ventral+braço sapinho;
7.
Fileira de arcos (um prof. com cada arco em
fila), passar pelos arcos e subir na borda;
8.
Mergulho
em pé no arco do “seu” prof.
NÍVEL
II –
8 alunos por rodada (2 alunos por prof.), realizar duplas “parecidas”
8 alunos por rodada (2 alunos por prof.), realizar duplas “parecidas”
Exercícios:
1.
Mergulho
de joelhos e atravessa de perna de crawl;
2.
Deslize
ventral + perna crawl, respirando com cachorrinho;
3.
Bolinhas
(no lugar);
4.
Crawl
com respiração (frontal ou lateral para quem já sabe) – vai e volta;
5.
Deslize
dorsal, passou pelo arco vira e atravessa com braço de sapinho;
6.
Perna
costas (com auxílio para quem precisar);
7.
Submerso;
8.
Mergulho
em pé (com dois arcos).
Nível
III
quem está com crawl e costas ok e iniciando outro nado
quem está com crawl e costas ok e iniciando outro nado
Alunos: 8.ª
8.ª
5.ª
7.º
7. º
*Colocar raias
1.
Mergulho
(baliza ou não quem não quiser) + perna de crawl (até 12,5m)
2.
Costas
completo
3.
Submerso
4.
Ondulação
5.
Mergulho
+ 25m crawl completo
Nível
IV –
quem já sabe os 4 estilos
quem já sabe os 4 estilos
7.ª
8.ª
Nos 12,5m:
1.
Mergulho
da baliza + perna borbo
2.
Perna
costas
3.
Perna
peito
4.
Perna
crawl
5.
Borboleta
6.
Submerso
Nos 25m
1.
100m
medley ou 100m medley revezando entre os dois com virada olímpica.
Excelente seu material, me ajudou bastante hj!
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