PLANEJAMENTO


PLANO DE ENSINO ANUAL

Disciplina
NATAÇÃO
Professor
Ana Cristina, Helvio Eduardo Paiva,Lidiane Marani,Rosana Ap. Ribeiro Niza
Ano
6°ao 9°
Carga Horária

Ano letivo



Justificativa da disciplina

A natação traz em si benefícios ao organismo, como redução o risco de episódios cardiovasculares, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo. Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea. Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica. Fortalece as articulações, faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. Sobe a autoestima. Os nadadores se sentem mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o fato da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Isto favorece a vertente lúdica, facilitando o relaxamento mental. Reduz a dor e o risco de lesões. Além disso, e principalmente, a natação escolar é o primeiro a mais eficaz instrumento de aplicação da educação física no ser humano,  assim como excelente elemento para auxiliar o aluno na aprendizagem  organizada. Similarmente é possível afirmar, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção  do  um esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação, memorização, raciocínio lógico e concentração, pois envolve desde a ativação das células cerebrais do aluno, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade , sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular.



EMENTA

Aprimoramento dos movimentos buscando a construção da motricidade e da percepção corporal, por meio de uma ação coletiva e socializadora, fazendo com que o aluno perca o medo e  se adapte ao meio líquido, dando inicio a formação dos estilos, aprimorando os movimentos que compreendem a natação, buscando o domínio dos nados e sua utilização de forma prazerosa.






Objetivo Geral

Promover a aquisição de habilidade de ensino teórico-prático inerente à natação, permitindo o um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, além dos benefícios à saúde proporcionando uma melhor qualidade de vida.

  

Habilidades e Conteúdos:  ANUAL


Bloco de Conteúdo
Habilidades
Conteúdos

1.1   Adquirir conhecimento nas aulas de natação;
1.2   Contextualizar a história da natação.
1. Higiene/segurança
 - História da natação
MEDO/ FOBIA,
 ADAPTAÇÃO AO MEIO LIQUIDO I E II,
 INICIAÇÃ
O I e II, APERFEIÇOAMENTO
2.1 Trabalhar a sensibilidade do rosto, ouvido e nariz;
2.2   Aprimorar a apnéia;
2.3   Individualizar e adaptar os trabalhos aos níveis de inclusão, medo e fobia.
2. Medo/Fobia
3.1 Perceber que o meio liquido não oferece riscos;
3.2   Dominar o corpo na água nos seus eixos transversal e longitudinal com segurança do professor;
3.3   Dominar o corpo na água com auxilio de materiais e/ou segurança do professor;
3.4   Perceber que o corpo flutua e submerge na horizontal e na vertical;
3.5   Dominar o corpo na água sem auxílio de materiais e/ou do professor;
3.6   Adquirir o domínio respiratório e seu ritmo;

3. Adaptação
- Apnéia
-Domínio do Corpo
- Submersão
-Mudanças de decúbito
-Inicio da respiração ( inspirar e expirar)
-Coordenação
4.1 Coordenar harmonicamente a parte respiratória, junto à movimentação de pernas;
4.2 Coordenar harmonicamente a parte respiratória, junto à movimentação de braços e pernas;
4.3  Coordenar os movimentos de braços junto aos giros ou rolamentos laterais dando inicio a respiração lateral do nado livre;
4.4 Mecanizar harmonicamente movimentos de braços, coordenados com as pernas do nado costas alem de suas flutuações e rolamentos do corpo.
4. Iniciação
Crawl
Costas









5.1 Aperfeiçoar as mecânicas de movimentos e seus educativos correspondentes.
5.2 Educar sua respiração lateral rolando o corpo tanto para direita como para esquerda.   
5.3   Realizar os educativos dos nados de acordo
com os vícios aparentes.  
5.4 Iniciar a movimentação de pernas do nado peito;
5.5 Iniciar a movimentação  de pernas do borboleta;
5.6  Realizar educativos para a viradas simples.


5.INICIAÇÃO II
- CRAWL
                              Aperfeiçoamento
-COSTAS             


- PEITO
                                        Início
- BORBOLETA

-Viradas simples
- Trabalho de resistência

6.1 Iniciar a movimentação de braços do nado peito;
6.2 Coordenar a respiração junto com o  movimento do nado peito;
6.3 Iniciar a movimentação de braços do nado borboleta;
6.4 Coordenar a respiração junto ao movimento do nado borboleta;
6.5 Realizar educativos dos nados de acordo com os vícios aparentes;
6.6  realizar exercícios de combinação de nados;
6.7 realizar educativos para viradas olímpicas de todos os nados.

6. INICIAÇÃO III E APERFEIÇOAMENTO
DOS NADOS



-PEITO
                                    Aperfeiçoamento
-BORBOLETA


7.1 Aperfeiçoar o final dos nados
7.2 Melhorar as capacidades físicas para os nados, resistência, força, coordenação e velocidade.
7.3 Adquirir os princípios do treinamento: intensidade, tiro, intervalo, frequência cardíaca, noções de ritmo,etc.
7. TREINAMENTO

8.1 Elevar a auto estima
8.2 Desenvolver a desinibição, o respeito, a socialização, a cooperação
8.3  Formar o individuo  participativo,solidário,
8.4 Integrar pais e alunos através de um festival junto à Unidade Escolar.

8. FESTIVAL DE NATAÇÃO

       

Metodologia de ensino

Aulas expositiva teóricas ;
Textos diversos;
Aulas práticas com e sem material;
Exercícios educativos e formativos;
As habilidades e conteúdos estarão distribuídos anualmente, fazendo com que ao término do ano letivo, o aluno vivencie as fases que compreendem a natação: medo/fobia,adaptação I e II, iniciação e aperfeiçoamento dos respectivos estilos: crawl/livre, costas, peito e golfinho/ borboleta.







Recursos

Giz;
Lousa;
Revistas;
Jornais;
Internet;
Cones;
Bancos;
Cadeiras;
Recursos audiovisuais;
cds e dvd;
pen drive;
datashow;
espaguete;
pranchas;
piscina aquecida;
plataformas;
raias;
flutuadores diversos;
palmares;
materiais adaptados à portadores de necessidades especiais.









Avaliação

A avaliação será feita de acordo com a assiduidade, participação e sua boa conduta dentro das normas estabelecidas para as aulas, durante o ano.
Ao final de cada semestre , por meio de um  “festival de natação”, os professores poderão avaliar o grau de desenvolvimento do educando,  ainda fazer com que o aluno se sinta motivado a participar das aulas e do festival.  Os pais, de um festival para outro, acompanharão o desenvolvimento dos seus filhos com relação à prática da natação.

Referencial Teórico


CATTEAU,R. e GAROFF,G.,O Ensino da Natação.São Paulo:Manole,1988.
LE BOULCH,J.,Educação Psicomotora:Psicocinética Escolar,São Paulo, Artes Médicas,1988.
LIMA,W.U.,Ensinando Natação,São Paulo:Phorte,1999.
MACHADO,DAVID C.,Metodologia da Natação,São Paulo:EPUM,1978.
MELLO,A.M.,Manual de Educação Física,Rio de Janeiro:Equipe Cultural,2006.
NAKAMURA,O.F.,Natação 4 estilos-Defeitos e Correções ,São Paulo: Icone,1997.
VELASCO,C.G, Natação Segundo a Psicomotricidade,2ed.Rio de Janeiro:Sprint,1997.
VYGOTSKY,L.S.,Pensamento e Linguagem,São Paulo:Martins Fontes,1987.






IDEIAS PARA O FESTIVAL

NÍVEL I –
            Irão apresentar na plataforma, 4 ALUNOS POR VEZ (UM POR PROF.).
            Alunos com mais medo – Du e Ana
            Alunos “quase” nível II – Ro e Lidi
            Aproximadamente 7 minutos por “rodada”

Exercícios:
*cada exercício será realizado de uma parede à outra
1.     Mergulho de joelhos: com auxílio para quem precisa, para quem não precisa prof. espera à frente;
2.     Deslize ventral, ao passar no arco (um prof. com cada arco) fazer tatu bolinha. Ir fazendo até atravessar;
3.     Deslize dorsal com mudança de decúbito +flutuação ventral (em forma de “estrelinha”);
4.     Deslize ventral+ cachorrinho (com rosto na água para quem não tem domínio ainda)
5.     Pegar garrafas no fundo (início do submerso);
6.     Deslize ventral+braço sapinho;
7.      Fileira de arcos (um prof. com cada arco em fila), passar pelos arcos e subir na borda;
8.     Mergulho em pé no arco do “seu” prof.

NÍVEL II – 
8 alunos por rodada (2 alunos por prof.), realizar duplas “parecidas”

Exercícios:
1.     Mergulho de joelhos e atravessa de perna de crawl;
2.     Deslize ventral + perna crawl, respirando com cachorrinho;
3.     Bolinhas (no lugar);
4.     Crawl com respiração (frontal ou lateral para quem já sabe) – vai e volta;
5.     Deslize dorsal, passou pelo arco vira e atravessa com braço de sapinho;
6.     Perna costas (com auxílio para quem precisar);
7.     Submerso;
8.     Mergulho em pé (com dois arcos).

Nível III
             quem está com crawl e costas ok e iniciando outro nado

            Alunos:  8.ª
                          8.ª
                          5.ª
                          7.º
                          7. º

*Colocar raias

1.     Mergulho (baliza ou não quem não quiser) + perna de crawl (até 12,5m)
2.     Costas completo
3.     Submerso
4.     Ondulação
5.     Mergulho + 25m crawl completo


Nível IV – 
quem já sabe os 4 estilos

           7.ª
           8.ª

Nos 12,5m:
1.     Mergulho da baliza + perna borbo
2.     Perna costas
3.     Perna peito
4.     Perna crawl
5.     Borboleta
6.     Submerso
Nos 25m
1.     100m medley ou 100m medley revezando entre os dois com virada olímpica.







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